Você já ouviu falar em Inbound Marketing? De todo modo, eu tenho certeza de que você já “caiu” em alguma estratégia deste tipo. Quer ver?
Vamos imaginar que você está com dificuldades em se organizar financeiramente. No Google, você pesquisa: “como fazer um planejamento financeiro?”.
Nos primeiros resultados, você encontra um artigo com o título “Como fazer um planejamento financeiro em 6 passos”, em blog aparentemente sem fins lucrativos.
Lendo o conteúdo, você tem várias ideias para aplicar na sua vida financeira, mas sente que precisaria de uma ferramenta para isso.
No final do texto, o blog sugere um aplicativo de celular, que ajuda a organizar suas finanças, e o primeiro mês é grátis. A esse ponto, o blog já te convenceu que entende do assunto, então o app deles deve ser perfeito para seguir essas dicas.
Provavelmente você não iria se sentir tão tentado a consumir esse produto, se abrisse um vídeo no youtube para dar umas risadas e pulasse na tela uma propaganda de aplicativo de planejamento financeiro, te lembrando das coisas que você precisa resolver.
Exceto se… o vídeo que você iria assistir, fosse exatamente sobre finanças. Aí, seria o momento ideal para te apresentar aquela solução!
Nesta pequena estória, eu citei 3 diferentes ferramentas de Inbound Marketing. E se você ler este conteúdo até o final, além de aprender o que é inbound marketing, você já conhecerá várias técnicas para aplicar em seu negócio e conquistar clientes.
Vamos lá?
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um grande conjunto de estratégias de publicidade e vendas, baseadas na criação e compartilhamento de conteúdo relevante a um público alvo.
Essa abordagem surgiu como uma alternativa à publicidade tradicional, possibilitada pelas tecnologias da era digital.
Além do advento tecnológico, as mudanças no comportamento do consumidor também foi um fator determinante para o surgimento do Inbound Marketing.
Com o passar dos anos, o excesso de propagandas inconvenientes tem se tornado um desperdício de dinheiro e até mesmo uma fonte de repulsa pelo consumidor.
O Outbound Marketing (publicidade tradicional) é baseado na interrupção. Um comercial de TV por exemplo, interrompe seu entretenimento. Com um celular, o consumidor rapidamente encontra entretenimento imediato em outro objeto, que “rouba” sua atenção.
Assim, esse tipo de propaganda interruptiva é muito menos eficiente do que era no passado.
Uma das grandes vantagens de utilizar Inbound Marketing, é que você só oferece seu produto para quem já está inclinado a adquiri-lo, mesmo antes saber de sua existência. E o melhor: faz isso sem irritar o seu futuro cliente – pelo contrário!
Como fazer Inbound Marketing?
Vamos analisar as ferramentas individualmente e suas aplicações e você vai ver como elas se completam. Tenho certeza de que vai reconhecer muita coisa que já viu por aí.
Conteúdo
Para atrair seus clientes você vai precisar investir em conteúdo de qualidade, coisas relacionadas ao que você deseja vender e que interessem a essas pessoas, resolvendo o problema do seu cliente e reforçando que você entende do assunto.
Por exemplo, se você tem uma empresa de laticínios, pode produzir conteúdo sobre curiosidades a respeito da produção de laticínios, ou receitas de pratos que levem ingredientes que você produz.
Este conteúdo é veiculado na forma de blog posts, vídeos, postagens em redes sociais, e-books, infográficos, e-mails, entre outros. Seus clientes chegarão até estes materiais por conta própria, de diferentes formas. Nas redes sociais, por exemplo, é onde seu conteúdo pode ser encontrado mais facilmente.
Ué, então por que não publicar todo o seu conteúdo em redes sociais? Bem, nessas plataformas, estima-se que você tem 3 segundos em média para atrair a atenção de um usuário, por isso o conteúdo dentro das redes sociais costuma ser bastante visual e com legendas curtas.
Na era dos 140 caracteres, o exato tamanho de um tweet, a maioria das pessoas não lê mais do que isso em um post de facebook ou instagram.
E é por isso que esse tipo de postagem costuma direcionar o leitor para seu blog, site ou canal no YouTube, caso ele deseja se aprofundar no assunto.
Social Media
Nós amamos redes sociais. Atualmente, o brasileiro médio passa cerca de 3,5 horas por dia nas redes sociais.
Claro que alguém percebeu que era um bom lugar para promover serviços rapidinho. Progressivamente, estas plataformas reduziram (e ainda reduzem) o alcance orgânico das publicações, aumentando os espaços para publicidade paga.
Hoje, para ter visibilidade nas redes, um perfil empresarial precisa investir além do alcance orgânico, tem que investir em campanhas pay-per-click para que mais pessoas vejam seus posts.
Dados de 2014 coletados pela SocialFlow afirmam que, nessa época o alcance orgânico (gratuito) no Facebook era inferior a 2%. Embora eles não divulguem esses números, sabemos que essa porcentagem diminuiu ainda mais com as atualizações do algoritmo.
Receber em seu feed todas as publicações de todos seus amigos e páginas que você segue, tornariam seu feed uma imensa bagunça. Para evitar que isso aconteça as redes sociais priorizam a qualidade do conteúdo aliada a frequência com que você interage com determinadas publicações.
Já reparou que os primeiros posts que aparecem no seu feed são sempre das mesmas fontes? Isso é uma tentativa do algoritmo de sempre te mostrar algo que ele sabe que você tem interesse tendo como base interações anteriores.
Ai você me pergunta: então qual a diferença entre Outbound Marketing e o post pago nas redes sociais?
A diferença é que ele é direcionado a um público específico através das próprias ferramentas de impulsionamento da rede social. No caso do Facebook, isso é feito pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook Business.
Dentro dessas ferramentas você direciona a sua publicação apenas para os usuários de determinado grupo definido por faixa etária, sexo, interesses específicos através das páginas que curte e que não curte, localização, dentre várias outras características que o tornam ou não seu público alvo.
Além disso é necessário que suas publicações tenham imagens ou vídeos atraentes, seguindo um padrão de identidade visual e legendas bem redigidas.
Se você acha que não tem habilidade e conhecimentos necessários para criar esses materiais, recomendo que contrate um designer gráfico e um gestor de tráfego para cuidar das suas redes sociais.
SEO
Essa sigla em inglês refere-se a Search Engine Optimization, literalmente, otimização para mecanismos de busca.
Essa ciência baseada na escolha de palavras-chave e estruturação de conteúdo, busca dar visibilidade para seu conteúdo dentro de plataformas de pesquisa como o Google. É o SEO que faz a ponte entre seu público alvo e você.
Os dados fornecidos pelas plataformas de busca afirmam que 46% das pesquisas diárias são a respeito de produtos ou serviços. Se o Google, por exemplo, considerar o seu conteúdo relevante, ele pode posicioná-lo entre os primeiros resultados.
Mas quais fatores o robô do Google leva em conta para decidir quais conteúdos ele deve mostrar primeiro? Descubra em nosso artigo completo sobre SEO.
E-mail Marketing
Chegamos a ferramenta mais próxima do marketing tradicional que dispomos dentro do Inbound Marketing: o E-mail Marketing
Você já deve em algum momento ter feito um cadastro em um site e ter recebido e-mails com novidades sobre de seus produtos e conteúdos. A chamada Newsletter é uma das ações mais básicas de e-mail marketing.
Mesmo sendo considerada uma ferramenta um pouco mais invasiva que as outras, ela funciona a partir da permissão do cliente, podendo ser cancelada a qualquer momento.
É uma maneira muito eficiente de chegar até seu cliente, e existem centenas de ferramentas para este fim, algumas até mesmo com planos gratuitos como o MailerLite.
Assim como os anúncios em redes sociais, existem diversas métricas para otimizar cada vez mais suas campanhas aproveitando com máxima eficiência seu investimento.
Por que eu deveria investir em Inbound Marketing?
Vamos imaginar que você tem um Banho e Tosa e quer divulgá-lo através de uma mídia tradicional, panfletos.
Você não tem como saber se todas as pessoas a quem entregar os panfletos tem um cachorro, e isso faz com que você perca tempo e dinheiro divulgando seu negócio para quem não tem interesse.
Já pensou se houvesse uma maneira de alcançar apenas os donos de cães?
Pois bem, existe! E ela está agora na sua frente, no seu computador ou smartphone onde está lendo esse texto.
É absolutamente impossível concluir este assunto em um único artigo, mas agora você já sabe o que é Inbound Marketing e conhece suas principais ferramentas.
Para te ajudar a aprender sobre Inbound Marketing do jeito mais eficiente, criei um ebook chamado O Enigma das Conversões, totalmente gratuito para você baixar agora mesmo e se aprofundar nos estudos que vão mudar o rumo do seu negócio.